SISTAT: FERRAMENTA COMPUTACIONAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA

José Carlos Coelho Saraiva, Eline das Flores Victer, Angelo Santos Siqueira

Resumo


A estatística faz parte de um conjunto de tópicos associados a área de matemática, que muitas vezes é visto como de difícil entendimento, possuindo ainda, simbologia própria que necessita de apresentação prévia para sua adequada compreensão. Desta forma, a leitura e a interpretação das informações disponibilizadas nos mais variados meios de comunicação ficam comprometidas quando não há uma abordagem e/ou um trabalho adequado junto aos alunos da educação básica. O objetivo principal de nossa pesquisa foi desenvolver uma ferramenta computacional, chamada de SISTAT, cujo escopo é favorecer o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos da estatística descritiva, de forma que permita ao aluno ter um foco maior nos conceitos, técnicas estatísticas e na análise das informações, compreendendo como as fórmulas foram desenvolvidas, sem que haja o gasto excessivo de tempo com complexos e repetitivos cálculos.

Palavras-chave


Estatística Descritiva; Ferramenta Computacional; Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org