UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS

Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima

Resumo


Este artigo apresenta um objeto de aprendizagem (OA), denominado Números Complexos: interação e aprendizagem, que foi desenvolvido durante o mestrado profissional. O OA tem o objetivo de desenvolver uma aprendizagem ativa e significativa, por meio de interações com aplicativos desenvolvidos no GeoGebra, estando disponível em http://matematicacomplexa.hol.es/. O público alvo desse recurso são os professores e os estudantes do Ensino Médio. A teoria de David Ausubel, de aprendizagem significativa, fundamentou a construção do OA, que propõe também promover o estudante como sujeito ativo nas atividades e na sua aprendizagem. Este artigo apresenta os dez ambientes de aprendizagens desenvolvidos no OA, pensados e criados conforme as necessidades e a diversidade de estudantes que as escolas possuem. O OA já aplicado e analisado, e propiciou um ambiente rico em trocas de conhecimentos, principalmente em interações no GeoGebra. 


Palavras-chave


Objeto de aprendizagem; Números Complexos; Aprendizagem Significativa; Aprendizagem Ativa; Ensino Médio;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org