DESENHO ANIMADO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DAS CIÊNCIAS

Daniela Goulart Leles, João Rodrigues Miguel

Resumo


A televisão, assim como outros meios de comunicação, desenvolvem formas sofisticadas de comunicação sensorial, emocional e racional, proporcionando relacionar as diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, desenhos e filmes animados vem ganhando espaço dentro do processo educacional, por funcionarem como ferramentas didáticas no processo de ensino-aprendizagem. O desenho infantil Show da Luna, apresenta uma temática que pode ser associada aos conteúdos curriculares apresentados em sala de aula na disciplina de ciências. Neste trabalho, foi realizada uma investigação de 30 episódios deste desenho, a fim de investigar como esses podem funcionar como instrumento de ensino das ciências na educação básica. Apesar de ser um desenho que tem como público alvo, crianças com idade entre 3 a 6 anos, sua abordagem está voltada aos conteúdos curriculares da disciplina de ciências aplicadas em salas de aulas. A análise dos episódios apresenta informações quanto ao currículo escolar e quanto ao planejamento de ensino e aprendizagem. Tais informações fazem parte do produto educacional, uma sequência didática baseada na análise dos episódios da série infantil. Assim, esta análise vem de forma a auxiliar o docente da disciplina em suas aulas, tornando-as mais atrativas e interessantes. Dez professores aceitaram voluntariamente avaliar o produto elaborada e através de um questionário com nove perguntas, estes puderam opinar, sugerir, e fazer críticas em relação ao material desenvolvido. Através da análise dos questionários, pode-se verificar a aprovação do material avaliado em sua maior parte, concluindo-se que esse é uma ferramenta didática que poderá auxiliar professores na elaboração de suas aulas, e aos alunos a facilitação do aprendizado.

 

 


Palavras-chave


Desenhos Animados. Ensino das Ciências. Recursos Audiovisuais

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ISSN: 2238-2380

 

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