O USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Agnaldo da Conceição Esquincalha

Resumo


Este trabalho investiga as impressões de duas pedagogas diante das atividades realizadas durante uma disciplina que versava sobre Tecnologias em Educação Matemática, em um curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, oferecido por uma instituição privada na cidade de São Paulo. São apresentados e discutidos referenciais teóricos sobre a formação do professor que ensina Matemática, em particular, o modelo TPACK, que propõe uma formação para desenvolvimento integrado dos conhecimentos matemáticos, pedagógicos e tecnológicos. O percurso das pedagogas na disciplina foi acompanhado por meio dos registros de suas interações em diários e fóruns de discussão, em um ambiente virtual de aprendizagem, que foram devidamente analisados e dispostos em categorias. Os resultados apontam que as pesquisadas reconhecem lacunas em sua formação inicial, o que lhes causa desconforto e insegurança em suas práticas como professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, reconhecem a necessidade de uma formação permanente e, em particular, de forma integrada com o uso de tecnologias, de modo a explorar suas potencialidades para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais.


Palavras-chave


Formação de Professores que ensinam de Matemática. Anos iniciais do Ensino Fundamental. TPACK. Tecnologias em Educação Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org