A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO: DISCUTINDO O SEU USO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO

Lucas Albuquerque do Nascimento, Hermano Ribeiro de Carvalho, Boniek Venceslau da Cruz Silva

Resumo


Esta pesquisa visa apresentar uma proposta didática de uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) intitulada de História e Filosofia da Ciência na sala de aula: Por quê? Para quê? Como?, desenvolvida na Universidade Federal do Piauí (UFPI).Como estratégia metodológica de coleta de dados, adotou-se a utilização de questionários. As respostas dos participantes (alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Ciências da Natureza) da proposta didática foram analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. De um lado, os resultados da investigação mostraram que discussões sobre a inserção da HFC na formação docente do grupo investigado é incipiente, mostrando certo distanciamento entre as mesmas e a prática docente dos professores de Ciências. Por outro lado, o uso dos temas, descritos naprogramação da proposta didática favoreceram a discussão e aquisição de novos conhecimentos relacionados aos aspectos da HFC. Por fim, destacamos que investir em discussões relacionadas à História e Filosofia da Ciência durante a formação inicial docente pode proporcionar um melhor entendimento acerca do quê, como e por quê usar a HFC na sala de aula.

.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org