DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Fabiane Fischer Figueiredo, Rodrigo Dalla Vecchia, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Neste artigo apresentamos o relato de uma atividade que foi realizada em um Curso de Extensão, em que licenciandos em Matemática desenvolveram o design de problemas com o uso de Tecnologias Digitais, com o propósito de que tais problemas fossem aplicados a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na atividade, os licenciandos puderam optar pelas Tecnologias Digitais que seriam utilizadas no design e determinar os objetivos de ensino e aprendizagem que poderiam ser atingidos com a proposta. Como parte da atividade, os licenciandos também tiveram a oportunidade de resolver e avaliar os problemas produzidos pelos demais colegas, com intuito de que sugestões fossem dadas aos designers, o que contribuiu para que esses problemas pudessem ser propostos e resolvidos por alunos dos Anos Finais. Com a realização da atividade, podemos depreender que o design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais é uma perspectiva educacional que pode contribuir com a formação inicial de professores, uma vez que favorece o processo de reflexão e potencializa a produção de conhecimento matemático, pedagógico e tecnológico. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org