ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINAR E APRENDER NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anderson Oramisio Santos, Guilherme Saramago Oliveira, Camila Rezende Oliveira

Resumo


O presente trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre Alfabetização Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental da educação básica, a fim de situar a Matemática no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita. O tema Alfabetização Matemática tem sido amplamente discutido por professores e pesquisadores da área da Educação para que o ensino da Matemática esteja vinculado ao processo de alfabetização, ou seja, leitura e a escrita que não permeiam o conhecimento matemático. A Matemática é uma linguagem presente no cotidiano das crianças antes da escolarização. Trata-se de um ensaio bibliográfico, apoiado em teóricos que se debruçam na temática, buscando uma contribuição nas reflexões em relação às práticas escolares e as diversidades culturais presentes no contexto escolar. Desta forma, acreditamos que o trabalho venha a contribuir para o repensar do contexto pedagógico no ensino de Matemática de forma significativa, no desenvolvimento de capacidades e habilidades, como: raciocínio lógico para resolução de problemas, levantamento de hipóteses criação de estratégias, conhecimentos matemáticos, os estudos reforçam as concepções a respeito da importância da Alfabetização Matemática no ensinar e aprender das crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental, possibilitando o conhecimento, aprendizagem e o significado da Matemática em nossa sociedade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org