Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Educação, Ciências e Matemática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  1. Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico.

  2. Política de avaliação pelos pares: A Revista de Educação, Ciências e Matemática conta com um grupo de especialistas de notório saber na área que avaliarão os trabalhos. Os manuscritos deverão ser enviados sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliadores especialistas. A Equipe Editorial poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo a partir dos pareceres. Os nomes dos relatores permanecerão em sigilo, omitindo-se, também, perante os relatores, os nomes dos autores.

  3. Formatação: A Revista de Educação, Ciências e Matemática possui duas seções para submissão de trabalhos (ARTIGOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS). As submissões poderão ser feitas para Artigos ou Produtos Educacionais, não sendo permitido o envio para ambos. 3.1 Os ARTIGOS deverão ter um mínimo de dez e máximo de vinte laudas (incluindo referências, figuras e notas explicativas). 3.2 Os PRODUTOS EDUCACIONAIS deverão ter no mínimo oito e no máximo doze laudas (incluindo referências, figuras e notas explicativas), deverá conter objetivos, procedimentos metodológicos, aplicabilidade do produto educacional, público-alvo, discussão, considerações finais e referências. 3.3 Observação para as duas seções:

  • Título em português e inglês em fonte Garamond 14, centralizado. Espaçamento simples. E um espaçamento de 1.5 entre os títulos.
  • Resumo (Português e Inglês) com no mínimo de 150 e máximo de 250 palavras fonte Garamond 10. Espaçamento simples. Justificado, acrescentado de palavras-chave (Português e Inglês), mínimo 3 máximo 6, separadas por ponto.
  • O corpo do texto deve ser digitadas em Garamond 12 e 11 para citações em parágrafo próprio (NBR 10520/2002); em espaço 1,5 para corpo de texto e espaço simples para citações em parágrafo próprio, sem espaçamento entre os parágrafos.
  • Margens Sup/esq de 3 cm e Inf/dir 2cm.
  • Recuo de 1,25 cm no início do parágrafo;
  • Recuo de 4 cm nas citações,
  • Uso de aspas duplas para títulos de artigos e para citações em corpo de texto (até três linhas);
  • Uso de itálicos para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos;
  • As Referências seguem as normas da ABNT NBR6023/2002.
  • As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex: SILVA, 1992, p. 3-23),seguindo as orientações da ABNT NBR 10520/2002
  • As notas explicativas deverão ser apresentadas no final do texto.
  • As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao no corpo do texto, obedecendo as normas da ABNT NBR 6023/2002 (Ex: COSTA: 2010, p.25).
  • As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser (.jpg).  Figuras, quadros, gráficos, tabelas etc. devem seguir as normas da ABNT 14724/2011, isto é, “qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere”.
  • A fonte descrita na parte inferior das figuras devem vir em Garamond  10.

É importante que os nomes, filiação e e-mail dos autores estejam cadastrados corretamente em Metadados e que estajam na ordem de autoria para que os editores possam inserir-los no artigo caso este seja  publicado. Cada artigo poderá ter um número máximo de 5 autores.

Os textos deverão ser submetidos online; datas de referências para envio de artigos 15/02, 15/06 e 15/10 –Poderão ocorrer chamadas para edições especiais ou comemorativos. Recebimento de artigos em fluxo contínuo.

 

Chamada Edição Especial: Ensino de Química

Prazo de Submissão: até dia 11 de Agosto de 2017. (Não haverá prorrogação)

Número máximo de 5 (cinco) autores

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). Não é permitido a submissão de arquivos em PDF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em  Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.

 

Política de Privacidade

Nomes e endereços informados nesta revista serão guardados em sigilo e utilizados exclusivamente para fins de contato com os autores e demais serviços prestados por esta publicação.