Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Direito da Unigranrio?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente em meio digital. O envio de submissão representará expressa autorização para publicação, sem a necessidade de qualquer outra formalidade.

Os textos devem ser artigos originais redigidos em Português e em linguagem técnica, com extensão mínima de 15 páginas e máxima de 30 páginas, utilizando-se a fonte Arial 12. São obrigatórios resumo e abstract, com extensão entre 100 e 500 palavras cada, além de três palavras-chaves e keywords que identifiquem a temática abordada.

Os trabalhos serão submetidos para a apreciação do Conselho Editorial da Revista que, mediante prévio parecer do Conselho Consultivo, acatará ou não a publicação. A decisão será comunicada, via e-mail para os autores, sem o compromisso de devolução dos originais. Os artigos serão examinados pelos consultores levando-se em consideração os seguintes critérios: a) relevância científica; b) originalidade do trabalho na doutrina brasileira e internacional; c) fundamentação teórica e prática; d) ênfase no caráter crítico; e) precisão técnico-científica do conteúdo apresentado.

Os textos recusados serão devolvidos para seus respectivos autores, sem necessidade de fundamentação da recusa. Cada texto poderá receber um parecer contendo as seguintes recomendações: a) indicar para publicação; b) indicar para publicação, desde que efetuadas as revisões indicadas pelos consultores; c) negar a publicação Cada trabalho será examinado por dois consultores. Os critérios que embasarão a análise serão: a) relevância científica, b) originalidade, c) concisão e clareza nos textos apresentados.

As informações e conceitos emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. O periódico terá periodicidade semestral. b) Entrega dos Artigos e Resenhas Os trabalhos deverão ser entregues, exclusivamente, em via eletrônica, no campo específico do site, sob pena de o trabalho não ser aceito para análise. c) Normas para a Apresentação dos Trabalhos Apresentação dos originais: Deverão ser submetidos através do sistema de editoração On-Line

Os artigos devem obedecer á seguinte configuração: paginado em formato A4, a partir da segunda folha (que receberá o número de página 2); margens de 3 cm; títulos em caixa-alta e em negrito; subtítulos em caixa baixa e em negrito; parágrafos justificados, com tabulação padrão de 2cm; espaçamento de 1,5 entre linhas e de 0 pts entre parágrafos, fazendo-se apenas o uso da tecla enter e da tabulação de 2cm para identifica-los. O nome do(s) autor(es) deve (m) vir abaixo do título em caixa-baixa e em negrito. A filiação institucional e o e-mail para contato devem constar de nota de rodapé na primeira página do trabalho identificada com simbolo*. A primeira página deverá conter, obrigatoriamente, resumo e abstract, com extensão entre 100 e 500 palavras cada, além de três palavras-chaves e keywords que identifiquem a temática abordada.

As notas deverão seguir as normas da ABNT, em anexo, sendo feitas no rodapé. As referências bibliográficas deverão ser feitas no final dos artigos, de acordo com a ABNT 6023.

Todo destaque que se pretenda conferir ao texto impresso deve ser feito com o uso do itálico, não devendo ser usado, em qualquer hipótese, o negrito ou o sublinhado. Citação de textos de outros autores deverá ser feita em itálico (quando o tamanho da citação não ultrapassar três linhas) ou em redondo com o emprego de recuo de 4cm de deslocamento nos casos em que a transcrição ultrapasse quatro linhas.

O Conselho Editoria da Revista de Direito da Unigranrio se reserva o direito de não publicar os trabalhos que não observem os referidos parâmetros.

 

ANEXO

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

  • A A Revista de Direito da Universidade do Grande Rio (RDGR) adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a norma de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

  • Os artigos, digitados em editor de texto Word for Windows 7.0 ou posterior, adotam a seguinte formatação:

 

Título (português e inglês);

Autoria, com mini-currículo no rodapé (formação, filiação institucional, e-mail para contato etc.)

Resumo entre 100 e 500 palavras;

Palavras-chave;

Abstract entre 100 e 500 palavras;

Key words;

Introdução;

Desenvolvimento;

Conclusão;

Agradecimentos (quando necessários); e

Referências.

 

 

 

 

 

  • Texto propriamente dito:

Em todas as categorias do trabalho, o texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização.

As citações bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as normas da ABNT no rodapé da página.

Na lista das Referências, cada trabalho referenciado deve ser separado do seguinte por espaço simples. A lista dos documentos pesquisados deve ser apresentada em ordem alfabética, não numerada, seguindo o sobrenome do autor principal, destacando em negrito o título do periódico (para artigos) ou o nome da obra (quando para capítulos de livros), como descrito no item Referências.

 

·Referências dos documentos consultados. Somente devem ser inseridas na lista de referências os documentos efetivamente citados no artigo.

 

  • Reprodução parcial de outras publicações

 

Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer limites para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações, extraídas de outras publicações.

 

O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na RDGR. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a RDGR e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  3. O texto está em espaço simples; usa fonte Arial 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são cedidos pelo autor à RDGR. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.