EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Telma Fidelis Fragoso da Silva, Eline das Flores Victer

Resumo


Já faz certo tempo, que o dia-a-dia dos alunos e dos professores de matemática, é recheado de questionamentos como “Eu não consigo entender isso?” Ou “Matemática é muito difícil?”. O ensino de matemática vem sendo realizado através de aulas expositivas e com resoluções de listas de exercícios, que mostram uma mecanização do ensino, podendo tornar, na visão de alguns alunos, o conteúdo cansativo e sem vínculos com a realidade, os que nos deixa muito decepcionados como profissionais da área de educação, pensando nisso que resolvermos nos questionar sobre o ensino de matemática.

Nosso objetivo é apresentar a matemática aos alunos de uma forma diferenciada, investigando como a História através da linguagem de quadrinhos pode contribuir para a aprendizagem significativa. Para tanto, utilizamos a história da matemática e a história em quadrinhos, como ferramenta de aprendizagem, separou-se então, um conteúdo específico, Equação do Segundo Grau, para fazermos nossas análises e aplicarmos nossa proposta aos alunos do 9° ano do ensino fundamental II, de uma instituição privada no município do Rio de Janeiro.

Como proposta de ensino nós nos fizemos a seguinte pergunta: O uso da contextualização histórica em forma de História em Quadrinhos pode potencializar a aprendizagem da Equação do Segundo Grau?

 O referencial teórico da pesquisa se baseia em Moreira (2006), D’Ambrósio (2012) dando destaque para o processo de ensino e aprendizagem, com foco na aprendizagem significativa.

Boyer (2010) e Guelli (2002) trazem informações históricas sobre a matemática e a equação do segundo grau.

A História da Matemática surge como sugestão para ser incorporada ao ensino, sua utilização em sala de aula apresenta uma potencialidade na metodologia do ensino, mostrando aos alunos a matemática como uma criação humana que se originou de um convívio e de uma necessidade social.

A apresentação da História de Equação do Segundo Grau será realizada através de uma História em Quadrinhos, Vergueiro (2010) traz informações do uso das histórias em quadrinhos no ensino, esse recurso foi definido como proposta didática, devido à necessidade pessoal de trabalhar a matemática de uma forma que envolvesse os alunos, já que as histórias em quadrinhos há muito tempo fazem parte do dia-a-dia das crianças e adolescentes, apresentando assim uma nova possibilidade de visualizar a matemática, com a junção de texto e imagem, deixando um pouco de lado os textos formais e a apresentação de listas de fórmulas.

A abordagem metodológica desta pesquisa será qualitativa, tendo como estratégia um estudo de caso, onde será inserida uma estrutura de investigação experimental em um único grupo representativo, onde ocorrerá um pré e um pós-testes com o mesmo. Segundo Yin (2005), “o uso do estudo de caso é adequado quando se pretende investigar o como e o porquê de um conjunto de eventos contemporâneos”.

A investigação experimental irá nos proporcionar a descoberta das causas e efeitos determinado pelo produto da pesquisa, que será uma História em Quadrinhos.

            A pesquisa será realizada em três fases, na primeira fase, será aplicado um teste (questionário) com perguntas abertas com o objetivo de buscar os conhecimentos prévios dos alunos, incorporados na estrutura cognitiva dos mesmos, sobre equação. Na segunda fase, uma História em Quadrinhos, contando uma breve História da Equação do Segundo Grau, será disponibilizada e apresentada ao grupo, antes do professor introduzir o conceito de equação do segundo grau, após, o professor conduzirá sua aula normalmente. A utilização da estrutura experimental em um único grupo com pré e pós-testes, propiciará a verificação da interferência da utilização da História da Equação do Segundo Grau através da História em Quadrinhos no interesse e na aprendizagem dos alunos. Na terceira fase, aplicaremos o mesmo teste inicial, como pós-teste para checar o que mudou no conhecimento dos alunos referente à equação. Para finalizar, estará disponível uma área no pós-teste com questões, para que possamos mostrar se ajudou ou não na compreensão da equação do segundo grau, o conhecimento de sua História.

            O nosso produto, a História em Quadrinhos apresentará personagens típicos da época histórica em que eles estavam inseridos, em forma de figuras os personagens egípcios, os babilônicos, os gregos, os hindus, os árabes, os chineses e os europeus estarão apresentando suas formas de resolver a equação do segundo grau, utilizaremos ilustrações para representar os métodos de resolução. Traremos para História em Quadrinhos algumas curiosidades sobre a Fórmula de Bhaskara, desde o seu desenvolvimento até chegar ao modelo conhecido atualmente, nomeado como fórmula de Bhaskara no Brasil e muito utilizado no conteúdo de equação do segundo grau pelos professores e livros didáticos.

            Desta forma, pretendemos investigar as possibilidades desta prática e analisar os resultados do uso da contextualização histórica em forma de História em Quadrinhos como recurso didático para potencializar a aprendizagem da Equação do Segundo Grau.

 

Palavras-chave: História da Equação do 2º Grau. História em Quadrinhos. Aprendizagem Significativa.

           

Referências

 

BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

 

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23 ed. Campinas: Papirus, 2012. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.

 

GUELLI, O. Contando a História da Matemática: história da equação do 2º grau. 10 ed. São Paulo: Ática, 2010.

 

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. 2. Ed. São Paulo: Centauro, 2006.

 

VERGUEIRO, W. C. S. O uso das HQs no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

 

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.