PRODUTO EDUCACIONAL – VÍDEO AULA: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: POLIEDROS E CORPOS REDONDOS

Andreia Sanches de Oliveira Araújo, Chang Kuo Rodrigues, Abel Rodolfo Garcia Lozano

Resumo


O Produto Educacional é um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional, além disso, é importante que o mesmo seja um material de fácil acesso e simples manuseio, que ofereça novidades educacionais auxiliando o processo de aprendizagem.

O público alvo desse produto envolvem os mais diversos setores, podendo ser professores, alunos, estudantes de graduação, pesquisadores, ou mesmo pessoas interessadas no assunto, o importante é que esse Produto alcance todos os níveis, com linguagem simples, mas ao mesmo tempo informando e apresentando um aprendizado de maneira diversificada, motivadora, desafiadora.

Há uma variedade desses Produtos no meio acadêmico, é importante decidir o que se pretende fazer tendo em vista a própria pesquisa de forma que um seja complemento do outro. Dessa forma, acaba-se tendo dois Produtos, que num Mestrado Profissional, auxiliará bastante no aprendizado dos que buscam esse tipo de material.

O Produto Educacional desse trabalho foi uma vídeo aula sobre Sólidos Geométricos: Poliedros e Corpos Redondos. O assunto, conteúdo sobre Geometria Espacial, foi definido a partir da Dissertação, que apresentava conceitos sobre Prismas e Pirâmides e como acontecia o desenvolvimento do pensamento geométrico sobre a luz da teoria de Van Hiele. No caso da vídeo aula, o assunto estendeu-se a todos os sólidos ensinados na 2ª série do Ensino Médio, sendo eles: Prismas, Cilindros, Pirâmides, Cones, Esferas. Foi apresentado a definição, conceitos, elementos e algumas atividades envolvendo áreas e volumes dos mesmos.

A escolha do tipo de material desse produto, no caso vídeo aula, foi em virtude de ser algo atual. Os alunos participantes da pesquisa realizada na Dissertação são de escola localizada em cidade do interior e fazem uso constante de vídeo aulas em sites para estudos. Esse vídeo estaria auxiliando tantos os alunos que buscam aulas extras de conteúdos como professores que buscam materiais diferenciados para suas aulas.

Parte desse Produto é direcionado especificadamente ao professor por apresentar as habilidades e competências que são desenvolvidas nas atividades envolvendo os conteúdos dispostos no vídeo, além disso, no final do vídeo há sugestão de recursos com materiais manipuláveis que podem ser utilizados em sala de aula para auxiliar o ensino desses conteúdos.

O vídeo na verdade é parte da experiência da pesquisadora como professora docente em suas aulas de Geometria Espacial. A professora usa tais materiais e uniu sua experiência docente com seu ensino acadêmico.

Sabe-se que além das recomendações de documentos oficiais sobre a necessidade da utilização de recursos e metodologias diferenciadas nas aulas isso é visível por nós educadores. Os alunos a cada dia estão mais envolvidos com tecnologia e buscam coisas novas. É importante apresentarmos esse tipo de material e mostrarmos a eles que a tecnologia deve ser utilizada também para a aprendizagem e que a mesma está disponível e gratuita.

 

Palavras-chave: Geometria Espacial, Teoria de Van Hiele, Vídeo aula

 

 

REFERÊNCIAS

 

ARAÚJO, ANDREIA SANCHES DE OLIVEIRA.  A construção do conhecimento geométrico à luz da teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, 2015.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1997.

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.