O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA

Iara da Silva Sucupira, Giselle Faur de Castro Catarino

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar  a contribuição do uso da estratégia de uma sequência didática na resolução de problemas, envolvendo conceitos básicos da Matemática, como facilitadora da prática docente e da aprendizagem desses conceitos. Tal estratégia será desenvolvida pela pesquisadora em conjunto com professores de Ensino Médio de uma escola técnica estadual da rede FAETEC e aplicada em turmas da mesma instituição de ensino. A sequência didática será construída de forma colaborativa entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. Entrevistas e questionários serão elaborados e aplicados para análise dos discursos dos professores participantes da pesquisa sobre a estratégia adotada e a facilitação ou não para suas práticas pedagógicas. Os resultados serão analisados qualitativamente através da Análise de Conteúdo e da criação de categorias. Espera-se promover a discussão acerca da utilização da estratégia de sequência didática na resolução de problemas, com vistas à contribuição para a prática pedagógica dos docentes, melhorando a aprendizagem dos conceitos matemáticos pelos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.