“Avançando com a Matemática”: um jogo de tabuleiro virtual no processo da construção do conhecimento das operações fundamentais.

Aline P. de Queiroz Ferreira

Resumo


Estudos comprovam que o jogo, de um modo geral, torna-se uma proposta de grande valia no processo de aprendizagem e muitos deles vêm assumindo um importante papel no ensino, principalmente no ensino da matemática. Dentre vários tipos de jogos, estão os jogos educativos computacionais, um recurso tecnológico muito utilizado pela sociedade da informação. Este tipo de recurso, se bem planejado, poderá proporcionar grandes mudanças na prática pedagógica dos educadores. A proposta principal desse projeto visa investigar o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do 1º segmento do ensino fundamental na disciplina de matemática, dando ênfase a abordagem das operações fundamentais através de jogos educativos computacionais, auxiliando-o na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades importantes, para que ele participe da sociedade do conhecimento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.