A Virtualização Como Estratégia De Ensino No Fundamental II: uma abordagem hipertextual no contexto algébrico

Cleverson Esteves

Resumo


Esta é uma pesquisa em andamento e baseia-se na metodologia do estudo de caso. Está sendo realizada na escola Antônio Santiago da rede municipal de Teresópolis,  O objetivo deste estudo é verificar o potencial da Virtualização como estratégia inovadora para o estudo da Matemática no 7º ano do Ensino Fundamental no contexto algébrico. Os sujeitos da pesquisa foram 21 alunos de uma turma do 7º ano da escola, adolescentes entre 12 a 13 anos e o professor regente da turma[1] e também autor da pesquisa. A pesquisa teve duas etapas:  pesquisa bibliográfica articulando o pensamento de Morin (2005) e Lévy (1996) ,dois autores considerados fundamentais para a temática  da pesquisa.Em especial as obras de Lévy (1993,1999,1996), para entender como a Virtualização foi construída como método de ensino. A segunda foi a descrição do caso, onde houve participação ativa dos sujeitos da pesquisa, os dados foram coletados, estão sendo analisados e os resultados farão parte de uma dissertação de mestrado

[1] Martins (2008) diz que o pesquisador-autor pode conduzir o estudo de caso.


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