A tecnologia e a História da Matemática como procedimentos no Ensino da Geometria - Figuras Geométricas Planas no cotidiano escolar

Andreia Sanches Araújo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar novas ferramentas tecnológicas e pedagógicas para o ensino da Geometria, enfocando procedimentos para a construção de figuras geométricas planas partindo do princípio que os conceitos já foram trabalhados. Descreve investigações realizadas com a finalidade de implementar nas aulas de Matemática a Tecnologia e a História da Matemática como forma de um ensino contextualizado, motivador, dinâmico e de qualidade. Foi aplicado numa turma de 7º ano de uma escola estadual do Rio de Janeiro o conteúdo sobre Figuras Geométricas Planas em aula tradicional e em aula diferenciada com a utilização de novos recursos. Foi analisado a interação e o desenvolvimento dos alunos nas etapas da aplicação do projeto através de questionário respondido na etapa inicial e na etapa finais sendo sobre os conceitos aprendidos em ambas as etapas e questionário final sobre a avaliação da aula diferenciada.  Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que o uso de recursos tecnológicos como softwares e História da Matemática qualificam a prática docente de forma que os alunos constroem conhecimento interagindo

A tecnologia em nossos dias faz parte direta do cotidiano escolar e é uma forte ferramenta de auxílio à aprendizagem trazendo motivação e despertando o estudo através de ferramentas que aproximam o aluno do estudo das ciências. No caso da Matemática, ciência exata, essa necessidade tem se tornado ainda maior uma vez que os mesmos apresentam dificuldades e resistência no ensino tradicional. Pretende-se com esse estudo apresentar recursos tecnológicos que facilitarão o aprendizado tornado o ensino prazeroso e motivador. O trabalho foi direcionado ao estudo das figuras geométricas planas presentes no dia a dia dos alunos através de experimentação e utilização de tecnologias (software CaR METAL) e História da Matemática através o filme DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA apresentando os resultados de um ensino onde tecnologia e conhecimentos se encontram aprimorando o aprendizado qualitativo a partir da coleta de dados, respostas de questionário, análise do  interesse, motivação e avaliação dos alunos em relação à aula tradicional e a aula com novas ferramentas tecnológicas com resultados quantitativos e qualitativos expressos por gráfico e tabela. O trabalho realizado mostrou como é importante a inserção da História da Matemática e das Novas Metodologias no Ensino da Matemática pois motivam os alunos, diversificam as aulas, geram construção de aprendizagem, contextualizam o conteúdo sendo relevantes como procedimentos para que os discentes consigam construir seu  conhecimento e tenha uma aprendizagem significativa

 

Palavras-chave: Geometria. Tecnologia. Software CarMETAL

Referências

VALENTE, José A. O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO. Texto publicado na revista pedagógica Pátio Editora Artes Médicas Sul - Ano 1, Nº 1, pp.19-21. Disponível em:  http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0024.html

SOUZA Jonimar da Silva - A Utilização de Recursos Didáticos no Ensino da Matemática: Uma Experiência Vivenciada nas Séries Iniciais

Disponível em: http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/viewFile/29/45

GRAVINA, Maria Alice e SANTAROSA, Lucila Maria. A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS- IV Congresso RIBIE, Brasília 1998. Disponível em:  http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/artigos/artigos_index.php

ROCHA, Elizabeth M.; SANTIAGO Lívia M. L ; LOPES, Josilane; DANTAS, Dina M. P; NETO, Hermínio B. O USO DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: OBSTÁCULO QUE PRECISA SER SUPERADO PELO PROFESSOR, O ALUNO E A ESCOLA. Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e CNPq- Fortaleza – CE – Brasil .  Disponível em: http://www.de9.ime.eb.br/~sousamaf/cd/pdf/arq0025.pdf

BORTOLOSSI, Humberto. Régua e Compasso. Disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/index.html.

ROCHA, E. M. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DA MATEMÁTICA: COMPREENDER PAR A REALIZAR. 

Disponível em: http://ead.ufgd.edu.br/ead2/images/Teses/tese_elizabeth_matos_rocha.pdf

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.