A prática docente no ensino de Física com as demais áreas do conhecimento

Armando Gil Ferreira dos Santos, Luiz Eduardo Silva Souza, Giselle Faur de Castro Catarino

Resumo


O conteúdo desse projeto tem o embasamento teórico nas concepções da proposta na pesquisa de mestrado, a respeito das mudanças metodológicas no processo de ensino e aprendizagem, através da revisitação no desenvolvimento das práticas pedagógicas entre grupos de educadores da área das Ciências da Natureza, na educação básica e o desenvolvimento de habilidades e competências de seus educandos, em prol da inovação e da melhoria na qualidade de ensino. Destaca-se ainda que, diferentes pesquisadores da área de Ensino de Ciências da Natureza defendem que a formação continuada de educadores desse campo do conhecimento precisa perseguir os objetivos de: ampliar a autonomia docente; fomentar o trabalho em equipe; integrar teoria e prática; e considerar a escola como espaço privilegiado para a formação docente, através de sua parceria educativa com a universidade. Espera-se que os resultados com a elaboração da pesquisa possa destacar a importância do educador de Ciências desenvolver consistente conhecimento didático do conteúdo em seu processo formativo – especialmente na formação continuada – para que possa realizar a transposição didática dos conhecimentos científicos. Com este propósito, o educador deve se desenvolver numa perspectiva “crítico-reflexiva” (NÓVOA,1992) em que ele possa refletir sobre sua prática e elaborar novos caminhos para organizar diferentes situações didáticas que ajudem o educando a aprender.


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