A história da trigonometria como facilitador das funções seno e cosseno

Carlos Antonio de Souza, Carlos Antonio de Souza, Eline das Flores Victer, Jurema Rosa Lopes

Resumo


RESUMO: Partimos da compreensão de que os conceitos de função seno e cosseno foram construídos no decorrer do processo histórico e que este processo levou séculos para significar o que hoje representa, nos parece coerente suspeitar que o conhecimento dessa história retira tais conceitos da zona de suposta abstração e falta de clareza, favorecendo a aprendizagem de tais conceitos e seus desdobramentos. Nessa perspectiva, a questão básica do presente estudo é: como o uso da História da Matemática no processo do ensino de trigonometria nas funções seno e cosseno, pode levar o aluno a ter uma aprendizagem mais significativa? O objetivo é investigar como a História da Trigonometria pode se constituir como elemento facilitador da aprendizagem das funções seno e cosseno, por parte de estudantes do ensino médio. Teoricamente, este estudo se baseia em Moreira (2011), Freire (1996), entre outros, dando destaque para o processo ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, o estudo, é de natureza quanti-qualitativa e destacamos de como o uso da História da Trigonometria ajuda na compreensão e aprendizagem das funções seno e cosseno. Essa experiência pedagógica envolveu 21 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública federal, localizada no município de Nilópolis/RJ.

Palavras-Chave: História da Trigonometria. Ensino de Matemática. Trigonometria. Ensino Médio, Aprendizagem Significativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.