PORTUGUÊS: LINGUAGENS: DA TEORIA À PRÁTICA

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Adenize Aparecida Franco

Resumo


A coleção Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), organiza-se a partir do conceito de gêneros discursivos/textuais e de seu ensino estabelecido pelo Interacionismo Sociodiscursivo, como a própria obra anuncia no Manual do Professor. Nesse sentido, motivamo-nos em investigar como se configura a abordagem prática do referido material. Isto é, como os gêneros discursivos/textuais são tomados como objeto de ensino e de aprendizagem no livro do aluno. Para tanto, delimitamos dois momentos de um dos livros da coleção e centramo-nos no mesmo arcabouço teórico que constitui o material didático. Os resultados demonstraram que o querer dizer; a situação comunicativa; o suporte; os elementos que formam o contexto de produção e a arquitetura interna do texto são todos abordados como conteúdo escolar, contudo, em alguns momentos com divergências entre a abordagem prática e a teoria anunciada.


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