Ciência, conhecimento e paradigma: uma reflexão sobre a produção científica na atualidade

Bianca Correa Lessa Manoel, Renato da Silva, Rosane Cristina de Oliveira

Resumo


O conceito acerca da produção do conhecimento científico e da mudança de perspectiva em relação ao paradigma sobre pesquisa são temas bastante discutidos no contexto acadêmico da atualidade. É a partir deste contexto, que este artigo busca analisar, através da abordagem realizada por diferentes teóricos a concepção sobre a produção do conhecimento científico pela visão de dois paradigmas: o das ciências naturais e das ciências humanas. Durante muito tempo, ao pensar sobre a produção do   conhecimento científico, o mesmo era visto como resultado de um trabalho envolvendo metodologias pré-definidas e “cientificamente comprovadas” ao serem legitimadas por um método específico, com a aplicação de técnicas nem sempre condizentes com o contexto ou a necessidade daquele tipo de trabalho, o que permitia, por muitas vezes, o “falseamento” desses resultados. Assim, algumas perguntas serão consideradas no decorrer deste trabalho: O que significa produzir conhecimento científico? O conhecimento científico pode ser falseado? Há diferenças entre métodos utilizados para as pesquisas de ciências naturais e ciências humanas? O que define a produção de conhecimento científico?  O que possibilita o desenvolvimento de pesquisa na área de humanidades?  Essas e outras perguntas são apenas algumas considerações a que este trabalho se propõe a discutir, não como forma de busca por verdades, mas de reflexão acerca da mudança de paradigmas e de conceitos no contexto do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e produção de conhecimento científico na atualidade. Assim, as bases teóricas deste trabalho estão respaldadas nas discussões de Appolinário (2009), Santos (2008), Lakatos (1978), Popper (1975) e Kuhn (1975), entre outros.

Palavras-chave


conhecimento científico, metodologia, paradigmas, ciências naturais, ciências humanas

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